Monday, June 6, 2011

Socia Media Brasil, prós e contras

Dias 3 e 4 de junho estivemos no Social Media Brasil para conferir o que algumas das pessoas mais engedradas da área estão falando sobre o assunto. Nesse universo em mutação aceleradíssima e que ninguém sabe ao certo onde vai dar, ouvir gente nova é sempre uma boa idéia. Novos ângulos, novos conceitos, novas percepções.

Para um evento que se diz o mais importante evento de Social Media do país, entretanto, não disponibilizar sinal de internet para os participantes foi um grande vacilo. Também faltaram mais convidados de peso para falar a um público composto na sua grande maioria por profissionais da área ávidos por novidades. Mas no balanço geral o evento foi bem, as palestras e debates rolaram simultaneamente em dois palcos e abordaram além dos temas básicos, assuntos que não estão no centro do ecossistema das redes em si.

Patrick Peck e Renato Opice
Foto: Vivian Freitas

Ouvimos a abordagem jurídica sobre tweet irresponsáveis, direitos de uso de imagem, falsidade ideológica, entre outras tantas questões que frequentemente passam despercebidas. A problemática é nova e o enquadramento muitas vezes ainda não é claro, mas por mais que a rede possa de vez em quando parecer um território sem lei, uma coisa é clara; o mundo digital é visto e tratado com cada vez mais seriedade.

Marcelo Salgado - Bradesco
Foto: Vivian Freitas
A visão que as lideranças das coorporações tem sobre o papel das mídias sociais em suas estratégias também foi bastante interessante. Quem vive a rede percebe o quanto a mudança é profunda e definitiva, mas os líderes que hoje detém o poder das decisões já descobriram o tamanho em que isso se encontra? Alguns sim, a maioria provavelmente não. O Brasil tem milhões de empresas, quantas já incorporaram realmente as redes sociais como parte indissociável da estratégia coorporativa como um todo?

A política e suas relações com a rede não foi esquecida. Talvez o tema não tenha tido o destaque que certamente merece, mas discutir sobre o poder sem paralelo que temos nas mãos para opinar, pressionar e de fato caminhar para uma gestão participativa desse país, é um ótimo começo. Abordar sobre as maneiras como governos podem usar as mídias sociais para informar, servir e interagir com a população foi com certeza uma inclusão importante, só faltaram mais exemplos do que está sendo feito de bom por aí mundo afora, e por que não, gente do governo federal e de governos estaduais e municipais para nos falar em que pé as coisas estão aqui no Brasil.

Adriana Kevill - KRT Marketing
Foto: Vivian Freitas
Dentro do ecossistema, alguns cases bacanas apresentados, boas sacadas sobre estratégia organizacional, técnicas para construção de links, e como sempre, dicas de ferramentas e novas plataformas. Não faltaram assuntos importantes e em franco crescimento como social comerce e crowdfunding. Falou-se muito sobre comportamento nas redes, seguem como palavras de ordem; transparência, relevância, engajamento, entretenimento, autenticidade, respeito.

Pra fechar valeu um pouco de futurologia e uma análise muito interessante sobre a história e os rumos tecnológicos que seguiremos. A progressão é geométrica, prever no longo prazo é uma missão cada vez mais impossível!
Ruben Quinones - Path Interative
Foto: Vivian Freitas

Para a Vyaa as palestras Tops foram:


Social Content - Na vibe do branding do futuro
Bruno Tozzini - DM9DDB / Philippe Bertrand - DM9DDB

Cuidados jurídicos nas redes sociais
Patricia Peck - PPP Advogados / Renato Opice Blum- Opice Blum / Emerson Damasceno - Terra Magazine

Estudos a fundo de fan pages no Facebook - Como criar e manter uma fan page de sucesso
Ruben Quinones - Path Interactive

Social Media & Marketing integrado: O que há de novo?
Adriana Kevill - KRT Marketing

Link building - Redes sociais auxiliando no posicionamento no Google
Pablo Augusto - Link Building

Mapeamento do uso das redes sociais nas empresas
Fabio Cipriani - Deloitte

Inovação evolutiva para a web
Dhaval Chadha - Cria Global


Imagens: Vivian Freitas

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